Dia do Rock!

13 de julho de 2009


Nessa segunda-feira, dia 13, é comemorado o Dia Mundial do Rock, mas poucos sabem quando e por que a data foi criada. Mas porque 13 de julho? Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid (um festival que pretendia arrecadar dinheiro para ajudar no combate a fome na Etiópia) - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.
O evento foi realizado simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e diversas bandas se apresentaram, como Black Sabbath (com Ozzy), INXS, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros.
Aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e, na sequência, voou para Londres e fechou o festival. No final das contas o Live Aid arrecadou mais de 60 milhões de dólares que foram doados em prol das vitimas na África.

Comemorações

Nos últimos anos a comemoração pela data vem crescendo no Brasil. Só em São Paulo, dois grandes eventos celebram o Rock, não só nesta data, mas durante todo o mês de julho.
Na Galeria do Rock, acontece uma programação especial com apresentações de cover de nomes como Kurt Cobain, Kiss, Raul Seixas e Elvis Presley, entre outros, além de exposições de fotos e artes plásticas.
A Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo também comemora a data com o inédito Mês do Rock. Por todo o período alguns pontos da cidade como Centro Cultural Vergueiro, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Galeria Olido recebem artistas, mostras, filmes e exposições sobre o estilo musical mais famoso do planeta. E quase todos os eventos são gratuitos ou com preços populares. Para mais informações, acesse o site oficial e confira a programação.

0 rabiscos: