Loucura, luxúria...

27 de julho de 2009


... tudo isso tem no Som & Fúria. Dante, Elen e Oliveira, amigos de longa data, têm a vida completamente impactada após uma apresentação de "Hamlet", quando Dante, que fazia o papel principal, surta e sai no meio da cena do enterro de Ofélia - personagem de Elen. Na época eles eram grandes amigos: Dante e Elen viviam uma história de amor, e Oliveira estava no auge da sua carreira de diretor. Depois da polêmica apresentação de "Hamlet", Dante some da vida deles durante sete anos. Oliveira assume a direção artística da conceituada Companhia de Teatro do Estado (CTE), na qual Elen é a estrela. E Dante fica à frente de uma pequena e falida companhia teatral, Sans Argent.
Anos depois, na noite de abertura de "Sonho de Uma Noite de Verão", Oliveira dirige pela sétima vez o espetáculo e Elen interpreta pela quarta vez Titânia. O Teatro Municipal está lotado para a estreia, mas a apresentação arranca aplausos mornos e risos constrangidos. Na coxia, Oliveira assiste à televisão ao lado do zelador Naum, e durante um noticiário, vê Dante sendo despejado do seu teatro por falta de pagamento. Ele relembra o amigo e, após o espetáculo, telefona para Dante. Eles trocam farpas e acusações sobre o destino que cada um tomou após a fatídica apresentação de "Hamlet". Desiludido, Oliveira caminha sem destino pelas ruas do centro de São Paulo quando é atropelado por um caminhão de presunto e morre. A partir deste momento, a vida de Dante sofre uma reviravolta em pleno velório.
Entretanto, Dante - cujo temperamento lembra um pouco o do próprio Hamlet, dramático, angustiado e um tanto louco - é convidado por Milu Silverstone a assumir a direção artística da CTE. Não se sabe ao certo se ele está atuando ou enlouquecido mesmo, porém ao contrário do príncipe da Dinamarca, ele não quer vingança: quer juntar os pedaços do seu passado e seguir adiante. Em toda a companhia, Elen é a pessoa que fica mais atormentada com a chegada de Dante. Ela é a grande diva do teatro, que passa por um período de transição: está no momento da carreira em que se despede dos papéis de princesa para encarar as rainhas, e assiste à chegada de novos talentos, o que a deixa insegura.
Na outra ponta da trama está Ricardo Silva. Diretor financeiro da companhia, vive preocupado com as contas e com o mau desempenho da temporada de Shakespeare. Ricardo não poupa esforços para alavancar a bilheteria. Rapidamente, ele se junta à ambiciosa Graça, uma funcionária da Secretaria de Cultura que não tem o menor escrúpulo para conseguir o que quer - e que, neste caso específico, pretende transformar a companhia em uma grande empresa de musicais.
E uma das tentativas de Ricardo para atrair um grande público ao teatro é a contratação de Jacques Maia, um galã de novelas que não tem carreira nos palcos de teatro. Dante enfrenta a fúria dos atores mais antigos da companhia, que torcem o nariz para o novo integrante, e também tem que lidar com o método pouco ortodoxo de Jacques nos ensaios. A mais atingida na montagem de "Hamlet" é Elen, que não se esforça para ajudar o colega de trabalho e desdenha da nova montagem. Por outro lado, Kátia, uma jovem atriz, vê sua chance quando a protagonista sai da companhia entregando-lhe o papel de Ofélia. Em meio aos ensaios, ela se envolve com Jacques.
Dante convive com as ideias loucas e, muitas vezes, equivocadas de Ricardo para trazer mais público ao teatro, como a contratação do publicitário Sanjay. E por outro lado, Ricardo aceita, muitas vezes por medo, os métodos estranhos de Dante em realizar os ensaios e conduzir os elencos. O dilema vivido na trama é atrair plateia e patrocinadores e, ao mesmo tempo, manter o frescor e o ineditismo da área artística da companhia. E é neste descompasso que entra o humor. Se nos palcos os atores vivem os grandes personagens dramáticos de Shakespeare, nos bastidores a vida é uma comédia.

"Sinceramente, eu me apaixonei pela minisérie, pelos atores e tudo mais. Tudo isso me fez lembrar de quando eu fazia teatro, de todas as coisas que aconteciam no backstage, da felicidade de interpretar. Merda pra vocês!"

0 rabiscos: