- Especial: Tarja Turunen

3 de agosto de 2009



SOBRE ELA:

Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli, vulgo, Tarja Turunen (Kitee, 17 de Agosto de 1977), é uma cantora, compositora e pianista finlandesa notória por sua participação como vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish, o qual ela fundou ao lado de Tuomas Holopainen e Emppu Vuorinen em 1996. Em 2005, Tarja cortou suas ligações com a banda e hoje se dedica a sua carreira solo. Segundo um e-mail de um site de fãs, o Tarja Turunen Fan, ela disse o seguinte a respeito dos acontecimentos: "Eu não tenho palavras para expressar meus sentimentos no momento. Estou devastada. Tudo isso aconteceu de uma maneira na qual eu não tive a mínima chance de dar qualquer opinião a respeito. Fui demitida de uma banda que representou os últimos nove anos de minha vida e estou muito triste com isso. Foi muito cruel como a banda levou isso a público. Isso, no entanto, não muda o fato de que fizemos músicas maravilhosas juntos, mas eu nunca esquecerei que eles nem me deram a chance de me despedir do público como a vocalista do Nightwish. Amo todos vocês e realmente espero vê-los em meus shows solo. Obrigado por suas palavras gentis e apoio. Nunca os esquecerei."
O motivo? O grande culpado pela saída da vocalista Tarja Turunen do Nightwish, ocorrida no final de 2005, foi o marido e empresário da cantora, o argentino Marcelo Cabuli. Ele seria uma pessoa desonesta e que só se preocuparia em ganhar dinheiro. As informações teriam vindo dos próprios membros da banda.


Tarja Turunen & Marcelo Cabuli

Desde 1996, ela já lançou oito álbuns (seis com o Nightwish e dois em independentes) e é muito popular na Finlândia, sendo ocasionalmente chamada para fazer participações na TV. Já em carreira solo, Tarja foi indicada duas vezes para o Emma Awards (que equivale ao Grammy na Finlândia) em 2006 e 2007 e recebeu uma pré-indicação para o Grammy Awards de 2009 por sua participação com o artista Schiller. Seu perfil vocal se enquadra em soprano lírico, com amplitude de três oitavas.

VIDA PESSOAL:

Tarja nasceu no pequeno vilarejo de Puhos, em Kitee, única filha entre três irmãos. Desde criança sempre apresentou interesse pela música. Sua mãe foi a primeira a notar isso, quando, em uma festa da família, a garotinha de apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez, com a canção "Enkeli Taivaan" (Anjo do Céu). Depois disso, sua mãe decidiu colocá-la no coral da paróquia a qual freqüentava, onde podia praticar regularmente, além de ter aulas adicionais em um grupo infantil.
Aos seis anos, ela começou a ter aulas particulares de piano erudito. Apesar de morar a vinte quilômetros do local das aulas, contava com o apoio de seus pais, que faziam questão que sua filha não faltasse às lições.
Na escola primária, Tarja era costumeiramente convidada a cantar em pequenas festas escolares. Nessa época, a cantora chegou a sofrer bullying por parte das meninas de sua escola, por sempre tirar notas altas nos testes e ser uma das alunas preferidas dos professores. Com isso, ela se tornou uma criança mais introvertida, tímida e a maioria de seus amigos eram garotos, os quais guardavam por ela admiração e tratavam-na com respeito.
Seus grandes ídolos na infância eram cantores de soul como Whitney Houston e Aretha Franklin. Nessa época achava-se que seria esse o caminho seguido pela garota, porém, aos quinze anos, Tarja mudou-se para Savonlinna, onde estudou na "Savonlinna Senior Secondary School of Art and Music". Lá passou a ter aulas de canto lírico e seguiu focando-se nesse estilo. No mesmo ano, ela cantou pela primeira vez para mais de mil pessoas como solista em um concerto de Natal.
Aos dezoito anos, mudou-se novamente, agora para a cidade de Kuopio onde ingressou na Academia Sibelius de Artes. Lá ela pôde desenvolver realmente seus dotes musicais, aperfeiçoando-se no canto lírico e música de câmara.
No dia 1 de Janeiro de 2003, Tarja casou-se com o empresário argentino Marcelo Cabuli, o qual já conhecia desde sua primeira excursão pela América Latina, em 2000., eles vivem juntos até hoje, ainda sem filhos.
A presidente finlandesa Tarja Halonen convidou Turunen e seu marido para a festa em comemoração da independência finlandesa no Palácio Presidencial, em Helsinki, no dia 6 de dezembro de 2003, quando espectadores da emissora de TV Yle elegeram-na a mais elegante mulher presente, bem como muitos jornais e revistas.


Tarja Turunen

DISCOGRAFIA:

Álbuns de estúdio:
  • Henkäys Ikuisuudesta (2006)
  • My Winter Storm (2007)
  • What Lies Beneath (2009/10)

EPs:
  • Yhden Enkelin Unelma (2004)
  • The Seer (2008)

Singles:
  • Yhden Enkelin Unelma (2004)
  • You Would Have Loved This (2006)
  • I Walk Alone (2007)
  • Die Alive (2008)
  • Enough (2009)
DVDs:
  • My Winter Storm (2007)
Vídeos musicais:
  • I Walk Alone (2007)




  • Die Alive (2008)


1 rabiscos:

Anônimo disse...

oi guria, somos muito parecidas!
Add no orkut
)O( G.B.)O( discordiana

Valew!!!